Club de
Nova Prata

Nova Prata é referência regional em oftalmologia graças a um projeto do Rotary Nova Prata

Postado em: 01 de Julho de 2021 por Rotary Club de Nova Prata

Tomógrafo já está em funcionamento no Centro oftalmológico de Nova Prata

O Tomógrafo de Retina com Angiografia já está em funcionamento no Hospital São João Batista

O ano rotário 2019/2020, foi marcado pela aprovação de um projeto que já está beneficiando, além de Nova Prata, mais de 80 municípios que ficam na região da Serra Gaúcha e no norte do Rio Grande do Sul. O projeto do Rotary Nova Prata que efetivou a compra de um Tomógrafo de Retina com Angiografia foi direcionado para o Hospital São João Batista, visando equipar o Centro Oftalmológico Regional. Com valor aproximado de 60 mil dólares, o projeto foi aprovado no dia 30 de junho de 2020 pela Fundação Rotária (entidade internacional do Rotary que apoia e financia iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza nos clubes de todo o mundo).  O Hospital de Nova Prata recebeu o Tomógrafo que, além de tratar doenças oculares, pode ser utilizado no diagnóstico de sequelas oculares ocasionadas pela Covid 19. Segundo o médico oftalmologia do hospital, Cassiano Ricardo Goulart, o tomógrafo doado pelo Rotary permite o diagnóstico das doenças do fundo do olho e do nervo do olho. O diagnóstico é feito com precisão e mais segurança. “No momento em que vivemos a pandemia do Coronavirus, esse aparelho também será importante no diagnóstico dos efeitos nocivos nos olhos causadas pela Covid 19”, destaca.

 

Tomógrafo de Retina já está em funcionamento no Hospital de Nova Prata

Quando aconteceu a aprovação do projeto, o Rotary Clube da cidade estava sob a presidência do casal Edir e Marinês Minozzo e foi o presidente na época que lançou o desafio de aprovar um projeto por meio da Fundação Rotária. Contando com a persistência, a desenvoltura e o desejo de realizar da rotariana Almerita Dalmolin, o projeto deu seus primeiros passos e contou com a ajuda do Governador do Distrito 4700, do ano 2018/2019, Nelço Tesser, de Caxias do Sul, hoje presidente da Fundação Rotária no Distrito.  O projeto contou ainda com a dedicação de Maria Aparecida de Moraes Gomes Pereira, a Cidinha, do Rotary E- Club of Latinoamérica, o Parceiro Internacional do projeto, com sede no México, fazendo parte do distrito 4195. “Ver esse projeto concretizado enche o nosso coração de alegria. Foram tantas pessoas, tanto clubes de Rotary envolvidos que era impossível não dar certo. Receber a confiança da Fundação Rotária e poder mostrar efetivamente o resultado, é gratificante. Esse é o grande legado do Rotary:  pessoas unidas, pessoas em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”, conta emocionada Almerita.

Parceiros que fazem a diferença

A aquisição do aparelho foi feita com recursos locais, doados por Pessoas Físicas, Rotarianos e Rotary Clube de Nova Prata, pelos Rotary’s Clubes de Trindade do Sul, São Marcos, Caxias do Sul e Caxias do Sul Imigrante, todos do Distrito 4700, e pela Empresa Sul Brasil Aquecimento Solar, de Caxias do Sul. Também foram parceiros no projeto os Distritos de Rotary 4420 de São Paulo, e 4780 do Rio Grande do Sul. O maior aporte dos recursos veio da Fundação Rotária, que desde a sua criação, tem como objetivo financiar projetos humanitários, de saúde, de educação e serviço em todo o mundo. O presidente do hospital, Fernando Lenzi da Silva, agradeceu o empenho do Rotary e de todas as pessoas envolvidas. “Hoje nós somos referência para 30 municípios da região e caminhamos para ser referência no tratamento de retina para mais de 80 municípios que poderão utilizar desse tomógrafo oftalmológico. Esse equipamento colocou o nosso centro de oftalmologia em alto nível no Rio Grande do Sul. O envolvimento do Rotary Club Nova Prata foi fundamental”, explica.

O presidente do Rotary Nova Prata, ano 2020-21, Vitor Dal Pozzo, conta que proporcionar melhorias na comunidade é a missão do Rotary. “Nova Prata e toda a região merece receber esse projeto, merece receber esse apoio tanto do nosso clube quanto de outros clubes, pessoas e entidades que se envolveram nessa causa”. Já o governador do Distrito 4700, do ano rotário 2019-20, Luiz Fassina, parabenizou o clube e enfatizou que o Rotary, por meio de projetos, faz a diferença na vida de muita gente. “E nós, que fazemos parte dessa grande família chamada Rotary Internacional, estamos imensamente felizes e gratos por podermos fazer a diferença”, finalizou.

Fotos

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
Rua Buarque de Macedo, 1433 - hotel prata villaggio,1433 Cep: 95320-000